Missão, Visão e Estratégia

A Águas do Vale do Tejo tem por missão a gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Tejo, num quadro de eficiência e sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento socioeconómico das regiões servidas pelo sistema.


A empresa tem por objeto social a exploração e gestão, em regime de exclusividade, do sistema municipal de abastecimento de água e saneamento do Vale do Tejo, por um prazo de 30 anos.


A gestão do sistema foi delegada na EPAL nos termos previstos no decreto-lei de constituição da sociedade.

 

Municípios servidos: 70 Municípios abrangidos em abastecimento de água e 55 em saneamento de águas residuais

 

Área: 25.735 km² em abastecimento de água (28% de Portugal) e 22.706 km² em saneamento de águas residuais (25% de Portugal)

 

População: 1.064.106 hab. em abastecimento de água (10% de Portugal) e 573.016 hab. em saneamento de águas residuais (6% de Portugal)

 

A gestão da empresa decorre num contexto de procura permanente da sua sustentabilidade económica e financeira, seguindo os princípios da ecoeficiência e da responsabilidade social e ambiental.


A preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida, o equilíbrio e melhoria da qualidade ambiental, a equidade no acesso aos serviços básicos e a promoção do bem-estar através da melhoria da qualidade de vida das pessoas são os valores fundamentais da Águas do Vale do Tejo.

 

ETA_santa_luzia.jpg

ETA de Santa Luzia