Assinatura do contrato de empreitada de “Conceção-Construção das ETAR de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro”

 

No dia 27 de setembro, às 11h00, na Câmara Municipal de Portel, terá lugar a cerimónia de assinatura do contrato de empreitada de “Conceção-Construção das ETAR de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro”. O evento conta com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Portel, José Clemente Grilo, e do Presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha.


Esta empreitada, que representa um investimento de cerca de 1,7 M€, tem um prazo de execução de 545 dias. A sua concretização prevê a construção de 4 ETAR nas povoações de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro.

 

As ETAR de Monte do Trigo e de Santana contemplarão um tratamento através de fossa sética e lagoas de macrófitas e tratarão um equivalente populacional de 1197 e 707 habitantes, respetivamente.

 

A ETAR de Vera Cruz contemplará um tratamento por lamas ativadas, numa solução compacta, e tratará um equivalente populacional de 427 habitantes.

 

A ETAR de São Bartolomeu do Outeiro irá contemplar um tratamento convencional por lamas ativadas e tratará um equivalente populacional de 527 habitantes. A sua construção inclui a reabilitação de alguns órgãos existentes e que se encontram fora de serviço.

 

Esta empreitada garantirá o tratamento adequado dos efluentes produzidos nas referidas povoações, conferindo ao efluente tratado características compatíveis com o uso dos cursos de água onde se promoverão as descargas, cumprindo o tratamento apropriado previsto no DL. n.º 152/97, de 19 de junho, e alterações publicadas posteriormente.

 

Importante sublinhar que esta empreitada em muito contribuirá para a melhoria de vida da população do concelho de Portel e para o ambiente. Com esta intervenção, este concelho passará a ter cobertura de 100% no tratamento das águas residuais.