Resultados do Exercício de 2019

 

Guarda, 25 de março de 2020  | A Águas do Vale do Tejo aprovou, em Assembleia Geral, o Relatório e Contas do Exercício de 2019.  Resultado líquido positivo, crescimento no investimento e redução de endividamento marcam o terceiro ano de atividade.

 

O ano de 2019 consolidou a opção pelo modelo preconizado pelo Estado Português, que combina solidariedade e coesão nacionais com incentivos à eficiência, assegurando a sustentabilidade empresarial da Águas do Vale do Tejo, garantindo a melhoria da qualidade dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento.

 

Realça-se a inauguração de três obras que, após intervenção, ficaram dotadas de maior capacidade e passaram a ser ambientalmente mais sustentáveis: remodelação e ampliação das ETAR de Proença-a-Nova, ETAR do Torrão e ETAR de Oliveira do Hospital.


Manteve-se um esforço significativo ao nível da manutenção e conservação das infraestruturas e dos equipamentos, otimizando a sua exploração, de forma a garantir o serviço contínuo aos utilizadores do sistema.

 

Um dos momentos mais relevantes do ano foi a ajuda humanitária a Moçambique, na sequência da devastação provocada pelo ciclone Idaí. Técnicos da AdVT e da EPAL cruzaram fronteiras para ajudarem o povo moçambicano, levando o seu saber, profissionalismo, e muito empenho às comunidades afetadas. A missão contemplou uma intervenção no terreno com o objetivo de fazer o levantamento das condições do sistema de abastecimento de água da cidade da Beira e também a doação e instalação de uma unidade de tratamento de água com a capacidade de produzir água potável para cerca de 3 000 pessoas.

 
Impõe-se também uma referência à assinatura dos Acordos de Regularização de dívidas (mais de 33 Milhões de Euros), que materializam a normalização das relações com a grande maioria dos municípios clientes/acionistas e que, em simultâneo, reforçam a capacidade financeira da empresa para poder executar o seu Plano Anual de Investimentos.

 
A AdVT tem desempenhado um importante papel, no que diz respeito à sensibilização ambiental, quer para a redução das perdas de água quer para a sustentabilidade da água da torneira, que se prende, não apenas no sentido de a apresentar como a opção mais ecológica e amiga do ambiente, mas também no respeito pela sua utilização.


A Águas do Vale do Tejo, durante eventos de precipitação mais intensa, ou de seca, soube posicionar-se de forma bastante assertiva e, com o empenho das equipas e em estreita colaboração com os municípios, soube ultrapassar os constrangimentos com o máximo de tranquilidade e eficiência. Exemplos disso foram os avanços imediatos de medidas tendentes a garantir as ligações entre o sistema de Castelo Branco e o de Idanha/Penha Garcia, bem como as campanhas conjuntas para a redução de perdas nas redes de abastecimento dos municípios mais afetados, assim como, o desenvolvimento de campanhas de sensibilização para a poupança de água junto da população.