Arranca Empreitada de Abastecimento à Mendacha a partir da EPAL (Choromela)

 

A Águas do Vale do Tejo informa que irá ser consignada na segunda semana de julho (13 de julho) a empreitada de abastecimento à Mendacha a partir da EPAL (reservatório da Choromela). A obra, com um prazo de execução de 365 dias, foi adjudicada pelo valor de 1,6 milhões de euros à empresa Aquino e Construções, SA.

 

O investimento em causa, que abrange vertentes de abastecimento e de saneamento no Município de Tomar, irá beneficiar cerca de 25 mil habitantes do municipio, servidos pelos Subsistemas da Mendacha e Pedreira.

 

No que respeita ao abastecimento, o presente investimento irá  melhorar a fiabilidade do serviço e a qualidade da água abastecida, passando o abastecimento às povoações  do subsistema da Mendacha a ser feito pela água proveniente do sistema de abastecimento da EPAL, a partir do reservatório da Chorumela.

 

No saneamento, com a construção do sistema elevatório da Pedreira ficará assegurada a ligação da rede já existente, do Município, à ETAR da Pedreira, o que permitirá que os efluentes da povoação em causa recebam um tratamento adequado.

 

Este investimento, que reflete o compromisso da Águas do Vale do Tejo e da EPAL na melhoria da qualidade de vida das populações e do Ambiente, permitirá dar cumprimento às medidas impostas pela Agência Portuguesa do Ambiente para o cumprimento dos Planos de Gestão de Bacia Hidrográficas 2017-2020 (Região hidrográfica 5 – Tejo e Ribeiras do Oeste).

 

Atendendo ao contexto de pandemia, importa referir que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança aplicáveis, tendo por base as medidas previstas no Plano de contingência da EPAL e diretrizes vigentes a nível nacional.