Águas do Vale do Tejo conquista financiamento de 85 mil euros do Fundo Ambiental para investimento na Albufeira de Póvoa e Meadas

 

A Águas do Vale do Tejo apresentou uma candidatura ao Fundo Ambiental e obteve um financiamento de 85 mil euros para a realização de intervenções no âmbito de projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias na Albufeira de Póvoa e Meadas.

 

A empresa tem como objetivo futuro que esta intervenção seja certificada por uma entidade externa e contribua para a obtenção de um crédito de carbono que possa financiar inovações necessárias à descarbonização do setor da água.

 

O financiamento obtido será aplicado na remoção de plantas invasoras exóticas que se acumulam na margem, nomeadamente a ludevígia (Ludwigia), e na plantação de espécies arbóreas e arbustivas ripícolas autóctones para promover o ecossistema natural e impedir a propagação das plantas exóticas no estrato herbáceo.

 

A existência de plantas invasoras é responsável por impactes negativos na biodiversidade e ecossistema das albufeiras, podendo constituir um perigo à saúde pública. Por isso, a plantação das novas espécies em zonas sujeitas a erosão irá evitar o arrastamento de sólidos para a albufeira e contribuir para a melhoria da qualidade da água.

 

Para apoiar na monitorização da evolução das plantas exóticas invasoras e das espécies que serão plantadas, a Águas do Vale do Tejo vai criar uma equipa de alerta constituída pelos seus trabalhadores.

 

Na realização destas intervenções, está incluída a colocação de placas de sensibilização para os cidadãos sobre a nocividade das plantas exóticas invasoras, bem como a promoção de intervenções da Águas do Vale do Tejo e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no âmbito dos ecossistemas, para a garantia da qualidade da água.