Águas do Vale do Tejo inicia a  empreitada de Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor e investe 2,3 milhões de euros

 

A Águas do Vale do Tejo informa que, no decorrer desta semana, será consignada a empreitada de Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor.


Esta obra representa um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 730 dias, e foi adjudicada ao consórcio António Saraiva e Filhos, Lda. / OPUALTE - Construções, SA.


O presente investimento irá traduzir-se na construção de uma conduta de abastecimento de água com uma extensão com cerca de 20 quiilómetros, e terá um importante papel na fiabilidade e resiliência do subsistema da Meimoa que abastece o munícipio de Penamacor.


Esta intervenção permitirá aumentar a fiabilidade e minimizar significativamente a redução de perdas de água no subsistema da Meimoa. A infraestrutura projetada apresenta ainda, como mais-valias, uma maior fiabilidade devido à mudança de material da conduta (de plástico reforçado com fibra de vidro para ferro fundido dúctil ), à classe de pressões (de PN10 para PN40) e à redução dos custos de energia, uma vez que o abastecimento será totalmente gravítico, contribuindo para os objectivos do projecto ZERO do Grupo Águas de Portugal, que tornará as suas empresas energeticamente autossustentáveis.


Atendendo ao contexto de pandemia, importa referir que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança, tendo por base as medidas previstas no Plano de contingência da EPAL e nas diretrizes vigentes a nível nacional.