Águas do Vale do Tejo e AdP Valor inauguram Parque de Lamas da ETAR Entroncamento

 

Promover a transição para a economia circular, gerindo o ciclo urbano da água em equilíbrio com a natureza e desenvolvendo abordagens sinérgicas de combate às alterações climáticas, quer na mitigação quer na adaptação, são ambições de sustentabilidade das empresas do Grupo Águas de Portugal.


Neste contexto, e respondendo a estes desafios, a Águas do Vale do Tejo, em parceria com a AdP VALOR, inauguram o Parque de Lamas do Entroncamento, no dia 21 de março, às 9h30.


Na ETAR do Entroncamento, encontramos um exemplo da ação da Águas do Vale do Tejo, materializada na produção de água para reutilização (ApR), para utilizações internas e externas compatíveis, e na valorização das lamas resultantes do processo de tratamento das águas residuais, para aplicação em solos agrícolas ou florestais.


Para otimizar a gestão de lamas, foi largamente ampliada a capacidade de armazenamento através da instalação deste Parque, no qual serão centralizadas as lamas provenientes desta e de outras ETAR da AdVT.


Aqui, através de processos de estabilização processa-se a adequação das lamas de ETAR em biofertilizantes com vista à sua valorização. A utilização deste biofertilizante, rico em matéria orgânica e nutrientes, em solos agrícolas ou florestais contribui ainda para a resiliência dos territórios face ao risco/combate à desertificação através da rearborização.


Para assinalar a ocasião será ainda realizada uma plantação de espécies autóctones com alunos dos 2º e 3º ciclos de Escolas da região com a distinção “Eco-escolas”, em parceria com a QUERCUS. Afinal, nesta data também se comemora o Dia Mundial da Árvore e das Florestas.

 

Organização do evento/Programa

9h30 – Receção dos convidados
10h00 – Boas Vindas do Presidente da EPAL/AdVT, Carlos Martins
10h15 – Apresentação do Parque de Lamas da ETAR Entroncamento pelo Administrador Executivo da AdP Valor, João Oliveira Miguel
10h35 – Intervenção da Vice-Presidente do Entroncamento, Ilda Rodrigues Joaquim
10h45 – Encerramento pelo Vice-Presidente da Águas de Portugal, José Manuel Sardinha
11h00 – Plantações, com apoio e intervenção da QUERCUS, com alunos dos 2º e 3º ciclos da Eco-Escola Básica 2/3 Dr. Ruy d’ Andrade

 

ETAR Entroncamento Latitude 39.4457, Longitude -8.47102