Certificações

Com a gestão delegada do sistema multimunicipal do Vale do Tejo sucessora da Águas de Lisboa e Vale do Tejo S.A. (AdLVT), criada por via do Decreto-Lei n.º 94/2015, de 29 de maio e redenominada como Águas do Vale do Tejo S.A. (AdVT) pelo Decreto-Lei n.º 34/2017, de 24 de março, atribuída à EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, nos termos do Decreto-Lei nº 94/2015, de 29 de maio, foi necessário obter, em 2015, por parte da entidade certificadora, uma extensão de âmbito ao Sistema de Responsabilidade Empresarial da EPAL, por forma a abranger a nova atribuição.

 

Uma vez que todas as empresas envolvidas no processo de agregação já detinham os seus sistemas de gestão de qualidade, ambiental e de segurança e saúde no trabalho certificados, foi possível obter com êxito a extensão do âmbito de certificação dos sistemas de gestão da EPAL .

 

A certificação, por entidade externa acreditada, dos sistemas de gestão implementados, de acordo com os referenciais normativos internacionais, evidencia o reconhecimento dos compromissos assumidos pela Empresa Portuguesa das Águas Livres e pela Águas do Vale do Tejos Livres na sua política de gestão.

 

Os âmbitos das certificações dos sistemas de gestão de Qualidade (Certificado nº 2003/CEP.1918), Ambiente (Certificado nº 2002/AMB.76), Segurança e Saúde do Trabalho (Certificado nº 2014/SST.039) e Energia (Certificado nº 2016/SGEn.0014) da Águas do Vale do Tejo e da Empresa Portuguesa das Águas Livres são os seguintes:

 

AdVT – Águas do Vale do Tejo, S.A.
“Gestão do contrato de concessão da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Tejo, cuja exploração é assegurada pela EPAL.”

 

EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
“Abastecimento de água para consumo humano, incluindo a respetiva captação, tratamento, armazenamento, adução, distribuição, comercialização e atividades relacionadas desenvolvidas na área de intervenção da EPAL. Exploração e gestão, por delegação, do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento da Águas do Vale do Tejo, AdVT, S.A.”

 

No caso do sistema de gestão de energia da AdVT, a certificação é parcial, estando as fronteiras do sistema definidas no respetivo certificado de conformidade (Certificado nº 2016/SGEn.0014).